terça-feira, 31 de janeiro de 2017

Escava Som: Strawberry Fields Forever

Praia de Almeria, Espanha, setembro de 1966. Durante as gravações do filme “How I Won War”, John Lennon, que encenava o papel do soldado Grippweek, começa a ensaiar sua produção enquanto artista solo, já que era a primeira atividade musical sem os outros membros do quarteto.

Naquele litoral ele compôs os primeiros versos da canção escavada de hoje: “Strawberry Fields Forever”, que trago em uma gravação caseira, feita em voz e violão.



A canção, idealizada inicialmente como um blues lento, tinha apenas os versos finais e o refrão que viria ser conhecido na versão definitiva. Tratando de lembranças da infância e da convicção de ser diferente, por sentir o que os outros não sentem, John se descreveu como gênio (“High”) e louco (“Low”), construindo versos que demonstravam uma proposital hesitação nos conceitos que o levava de volta ao orfanato que, enquanto jovem, visitava com a tia em festivais de verão.


Strawberry Fields também era o lugar que John, junto com amigos, usava como esconderijo para consumir bebidas alcóolicas e cigarros. Um refúgio do mundo. Um universo que, revisitado, torna-se um lugar secreto dentro da alma. Os doces da infância se misturam com a fumaça e com o álcool, resultando em psicodelia e surrealismo.

A versão final, reorganizada e com a acréscimo de mais versos, estranhamente não entrou no álbum seguinte a sua gravação, Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band, vindo à luz apenas no compacto duplo Magical Mystery Tour, EP com a trilha sonora do filme homônimo que os Beatles gravaram como um especial de natal para a TV britânica em 1967.

Na próxima terça mais uma música escavada, não percam!

Nenhum comentário: