quarta-feira, 11 de março de 2009

Quando os Refrões são Legais...

Já foi dito aqui: sou um pesquisador de produções musicais independentes, de boa qualidade e divulgadas na Internet. Quando começo a ficar nervoso por não aguentar mais as músicas que escuto, é fato: preciso pesquisar coisas novas! Não é que em dias assim eu delete tudo e/ou jogue fora minhas coleções, mas fico ansioso para ouvir progressões melódicas diferentes (talvez por ser um músico que aprecia o improviso), letras que tentem sugerir outros temas, ou mesmo com um outro ponto de vista para idéias já compostas antes.

Foi com essa minha agonia (no bom sentido), que conheci a banda de rock gaúcha Pública, o mpb do conterrâneo Ditelles Araújo, a simplicidade perfeita da banda TMD, a falta de cerimônia da banda Polara... e por ai vai. Hoje, quando por indicação resolvi pesquisar sobre a Daysleepers (banda sergipana, muito boa por sinal), achei o trabalho de um cara que, a princípio, em caráter de curiosidade, baixei o seu disco. Falo do Daniel Lopes, um antigo parceiro do também cantor e compositor Leoni.

Tomei um choque! Escutei logo de cara a música “Mais e Mais Refrões” e as frases iniciais pareciam ter sido compostas para eu ouvi-las ali mesmo, sem tirar nem pôr nenhuma letra. Talvez pela fase de “entressafra” que atravesso. Mas é muito bom sentir as músicas pra si!

Você pode reinventar
Se transformar
Em mil versões
Você até trocar
O que é real
Por ilusões
Palavras vêm voando
E quando caem
Querem se juntar
Vão se amontoando até formar
Mais e mais refrões
Você pode deletar
Se incomodar
Com as intenções
Você pode interceptar
Ondas no ar
Nas dimensões
Palavras vêm voando
E quando caem
Querem se juntar
Vão se relacionando até formar
Mais e mais refrões
Você pode descartar
Se resguardar
De alguns verões
Mas não pode mais negar
Sempre haverá
Novas canções
Palavras vêm voando
E quando caem
Querem se juntar
Vão se relacionando
Até formar
Mais e mais refrões

[Mais e Mais Refrões – Daniel Lopes]

Nenhum comentário: